quarta-feira, 21 de outubro de 2009

ARIANA ANDRADE

“Deus” virtual

Como sabemos, o blog não é um gênero textual. O blog serve como um veículo de comunicação entre autor e leitor. Antes da era da internet, os autores com idéia de revolucionar o cenário literário, buscavam participar ativamente da publicação de seus exemplares e ousavam aproximar-se mais dos leitores. Para isso hoje existem os blogs. O blog que analisarei aqui foi um presente de uma amiga para o seu autor. No início ele não se interessava muito pelo assunto, mas depois acabou se rendendo a essa nova tecnologia.
O blog do Professor Latuf é um veículo simples e de fácil acesso. Composto por textos dele e daqueles que comungam do desejo de escrever. Seu blog é apresentado pelo amigo Juan Arias que é casado com sua também amiga Rosane Murray. Vejo-o como uma espécie de diário entre amigos. Latuf escreve, seus amigos escrevem e juntos nos proporcionam alguns minutos mágicos e de sabedoria com suas mensagens. Mensagens essas que algumas vezes narram acontecimentos de sua vida: uma viagem ou casamento de uma grande amiga. Outras vezes são textos que auxiliam a nós, pobres iniciantes no ramo literário a alçar vôos maiores.
As mensagens do blog nem sempre são atualizadas diariamente. Como o próprio Latuf disse, ele só escreve quando tem vontade e por prazer. Ler o seu blog é ter a oportunidade de mergulhar um pouquinho em seu mundo. É deixar-se embriagar pela literatura. É estar próximo dele ainda que a quilômetros de distância.
Latuf é amado por seus alunos e a prova disso é que antes mesmo de terminar a graduação, eu já ouvia falar dele, de seu blog e de sua carreira como professor. Para mim ele era um mito, uma espécie de “deus” que fora cultuado por meus mestres na graduação Rodrigo Araújo e Luiz Guaracy. Hoje, para mim, ele continua sendo um mito, só que muito mais real do que eu imaginava, de carne, osso, espírito e acima de tudo sensível e simples. Latuf é para mim através de seu blog um “deus” virtual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário