quarta-feira, 30 de setembro de 2009

A BELEZA DO BLOG

A beleza do blog do professor Latuf, é vista por nós pós-graduandos, como a oportunidade de aprofundarmos nosso estilo de representação escrita, por mais populares que consideremos os textos, porque a magnitude deles está nas construções perfeitas, na escolha das palavras, na representatividade do que as frases exprimem.
Não queremos com isto dizer que as palavras devem ser rebuscadas, que as construções oracionais devem primar pela complexidade. Não, não é isso. No seu blog encontramos, de fato, o uso social da leitura e da escrita por meio de receitas caseiras que se fazem necessárias, como o repelente caseiro e a degustação valorizada através da receita de brigadeiro.
Parafraseando uma das frases de seu blog: “Amanhã, faça sol ou faça chuva, vamos ler o blog do Latuf... porque já não nos bastam os livros, jornais e revistas que encontramos todos os dias”. É isso que faremos daqui para frente...
Leitura é algo incrível! O dom da escrita social com forma acadêmica não é de todos, mas dos escolhidos. O professor Latuf é um deles quando escreve, o que muito bem lhe cabe e que batemos palmas ao seu desassossego.
“Se um homem escreve bem só quando está bêbado, dir-lhe-ei: embebede-se ( ... )”.
Portanto, professor, embebede-se com letras, palavras, frases, textos e poesias e, deixe que nós também provemos desta bebida e possamos também ficar embebedados.
Caminhando por todos os links encontramos o Ensino Universitário de qualidade, a UFF; a valorização da língua mãe no caminho da Academia Brasileitra de Letras, no dicionário de termos literários em construção e na prática da escritora Roseana Murray. Até a política de forma saudável e ética se faz presente na apresentação da honradez de Marina da Silva.
Seu projeto de escrever um livro é maravilhoso, mas talvez não deva pensar em se afastar das salas de aula, do contato com os alunos que, como enuncia seu amigo Juan Arias, ao apresentar seu perfil “El profesor amado por los alumnos”, isto não pode ser esquecido.
Parabéns professor, pelo carinho e dedicação que você dispensa aos seus alunos graduandos, pós-graduandos, mestrandos e doutorandos. Sentimo-nos extremamente orgulhosos por fazer parte deste seleto grupo de alunos que teve como orientador e grande exemplo de sabedoria, vigor e admirável simpatia. Latuf, Deus quer e percebemos no seu blog que o homem sonha e a obra nasce.

JORGE LUIZ DE OLIVEIRA MACHADO
MARISTELA SANT’ANNA T. DE MIGUEL
RUTH CONTILHO BARDELA
ANTONIO JOSÉ DE PAULA MORAES

Nenhum comentário:

Postar um comentário