domingo, 21 de junho de 2009

DO LEITOR À POETA

Joel: que texto lindo, mais uma vez... gostaria que você me disse como te apresento? è professor de que universidade? explico: meu site é usado por alunos , para pesquisas, etc... é importante eles terem uma referência de quem escreveu.
Aguardo, minha querida,

use e abuse do meu modestíssimo texto...
as palavras, uma vez proferidas, não nos pertencem mais...
ganham mundo... transformam-nos quando as emitimos... transformam, sub-repticiamente, os demais que as recebem...
sua poesia - de há muito - me inspira...
gosto das palavras, namoro com elas, durmo e acordo com elas... elas me despertam de meu sono, entram nos meus sonhos, recriando-os, apacentando-os...
as palavras, viabilizam-se de mil maneiras sutis: desde as mais comuns até as mais estranhas... as mais inusitadas...
a poesia sempre nos toca, nos leva de roldão... o cotidiano se transforma sob a magia do olhar inspirado e lírico dos poetas... e quando somos tocados pela graça da poesia nós nos transformamos: continuando miraculosamente a ser nós mesmos, somos outros... muitos...
com os poetas, de maneira explítica, mas por vezes, imperceptível, nosso olhar aprende a (re)ver... educamos a nossa maneira de sentir... vislumbramos novas possibilidades de ser e estar no mundo...
somos indubitavelmente seres discursivos... nós mesmos somos textos entre textos... discursos entre discursos...
mistérios tateando um mistério maior...
com a poesia, traçamos os mapas da fantasia, dos desejos, da fruição, do gozo...
apresente-me - se é que é necessária uma apresentação! - como quiser...

beijos n'alma...
com carinho fraternal e toda a admiração do mundo...
joel cardoso

Joel: que texto maravilhoso. Não acredito!!! Posso publicá-lo entre as críticas e as resenhas do meu site? precisaria saber como te apresento .
Bom, sempre tenho dificuldades com as ilustrações (de um modo geral). Mas as pessoas estão amando e o Latuf vai usar na Argentina e é isso que importa. Aguardo a tua resposta e mil beijos da RoseanaMinha prezada Roseana,

Gosto de seus textos.
Gosto da maneira como escreve..
Acho que sua obra, pela abrangência dos temas abordados, pelo lirismo que veicula, pela sutileza das imagens, pelo inusitado da linguagem, extrapola - disso já não há quem duvide! - os rótulos apressados, as delimitações que a vêem, por exemplo, apenas como representante da literatura infanto-juvenil... Não vejo desprestígio algum nisso, mesmo porque a literatura que busca prioritariamente o prazer e a formação de novos leitores tem que alçar vôos mais convidativos do que aquela que se destina ao público tradicionalmente já afeito à leitura. Para o leitor incipiente, os seus textos cumprem magistralmente essa tarefa. Em se tomando contato com eles, não há como não se encantar, se deixar seduzir...
Considero-a uma poeta plena, maior, senhora de seu estilo único, sensível no manejo do inesperado, que se transmuta em forma sempre a serviço do poético, da força da expressividade clara.
Transitando entre o reconhecimento daquilo que nos é familiar e o estranhamento do novo, Poesia é, sobretudo, revestir as palavras de novos significados, (re)vestindo-as com novas possibilidades associativas, nova musicalidade, nova vida no repertório conhecido.
Quanto às imagens interferindo no texto poético, gosto dessa simbiose...
Aqui no norte do país, onde trabalhamos sob o signo da precariedade, há um trabalho imenso a ser feito para que as pessoas tenham acesso a tudo (textos, autores, obras, críticas, teorias etc etc etc).
Eu tinha consciência de que as imagens que projetei para apresentá-la ao nosso público, criando um contraponto, ao mesmo tempo que dialogavam com o texto, não abriam (como não abrem nunca!) mão, paradoxalmente, da sua força autônoma e comunicativa... foi, no entanto, a forma que encontrei para, junto com os poemas, apresentar Saquarema, falar dessa cidade, colocar o Prof. Latuf na pauta do dia... e mostrar o meu amor, o meu carinho e admiração por tudo isso!

Atenciosamente,
Joel Cardoso
Joel, fiquei muito impressionada e comovida com o teu gesto e agradeço muito. A coletânea me provocou muita estranheza, não reconheci meus poemas junto com as imagens, mas tenho recebido uma boa acolhida. Talvez porque eu tenha mania de limpeza e as imagens interferiram muito. Acontece isso com meu livro Manual da Delicadeza onde as fotos de paisagens adentram demais. Mas o gesto de você copiando meus poemas, segundo a narrativa do Latuf, já está inscrito em mim e agradeço tanto!!!Espero que o Latuf te traga aqui em casa para tomarmos um vinho com calma.
MUITO OBRIGADA por gostar da minha poesia, Roseana

Nenhum comentário:

Postar um comentário