domingo, 22 de novembro de 2009

BIBLIOTECA NA BAGAGEM

Finalmente pude comprar as mais recentes "Obras completas", de Jorge Luis Borges. Fi-lo, no dia seguinte à minha chegada à Argentina, na livraria Rayuela, em Salta, no Norte argentino. Desde 1988, quando comecei meu mestrado em Teoria Literária na UFRJ, tenho a primeira edição das "Obras completas", de 1974, em um único volume, uma edição preciosíssima, embora incompleta, porque editada enquanto ainda vivia o escritor de "El Aleph". Para trazer, de avião, para o Brasil, tamanho tesouro, tive que comprar uma mala especial, que carreguei comigo o tempo todo do longo vôo, não querendo despachá-la. Aqui, nesta casa-biblioteca, acomodei os cinco volumes num oratório barroco, que ganhei, há anos, da Cláudia. Creio ser o melhor lugar para abrigar a obra de um agnóstico.
P.S. Quando anunciei ao Jorge Lovisolo, meu amicíssimo portenho, que havia comprado as "Obras completas" de Borges em cinco volumes, ele quase ficou irritado: "Cinco volúmines? Yo tengo solo cuatro". No dia seguinte, ele, já apaziguado, me disse ser o volume de poesia um volume especial, recolhendo todos os poemas que aparecem nos demais volumes. A este volume especial outorguei o mais belo lugar do meu oratório barroco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário