quinta-feira, 22 de abril de 2010

CLARA NUNES & EU

Na corrente de feriados, fiquei em dúvida quanto ao funcionamento, hoje, dia 22, da UFF, porque dia posterior ao feriado do Tiradentes e anterior ao dia de São Jorge. Consultei a diretora de meu Instituto que me afirmou que seria normal o expediente da UFF; porém, alguns professores me afirmaram que os alunos não compareceriam, preferindo "enforcar" a quinta-feira, dia em que minitro aulas aos calouros. Não avisei a nenhum aluno de que iria à UFF e fiquei na expectativa do "quorum". Pois bem, cumprei meu ritual das quintas-feiras e, qual não foi a minha emoção, a ver todos os meus 50 aluninhos presentes e ansiosos para apresentarem seus trabalhos. Eu solicitara um trabalho sobre mímesis a partir da trilogia "Matrix". Fizeram apoteóticas apresentações, demonstraram que entenderam a questão da mímesis, pesquisada por eles mesmos. Fiquei em estado de êxtase e me dei conta da importância de um professor que se mostra consciente de seu labor. Foram quatro horas de aula, real, virtual, sublime. São minha matrix meus alunos, na aurora de sua vida acadêmica.
Chegado, exausto e felicíssimo, à casa, coloquei, para relaxar, o "dvd" da Clara Nunes, que é uma onda, uma Orixá, uma deusa humana, muito cedo demais levada para a outra dimensão. Que voz de seresteira tem essa cantora da Umbanda, do Candomblé, do carnaval, das Gerais, da cultura brasileira, enfim, da mais lídima cultura afro-brasileira. Tanta alegria exaure Clara em seu caleidoscópico repertório, com sambas, sambas-de-enredo, xotes, forrós, ritmos todos que ela domina com a voz e o corpo todo.
Em minha família sempre correu a história de que Clara Nunes é prima nossa, porque tem o mesmo nome de minha avó materna: Clara Batista Nunes. Deslumbrado perante a beleza da cantora, reconheço traços familiares e homenageio minha avó Clarinha, que sempre me mimou muito. E por falar em artistas na família, também o famosíssimo cantor João Bosco é primo nosso, agora, do lado paterno, libanês. Mamãe dizia que casara usando a grinalda da mãe do João Bosco. Verídicas, fantasiosas, fantásticas, tais histórias fazem parte da mitologia da minha família e eu gosto de lembrar-me delas.
Se, como declara Clara, "cada pessoa tem uma missão na Terra", a arte de Clara Nunes nos ajuda a levar, com felicidade, essa missão. Ela cumpriu belamente a sua e continua a expandir beleza.

2 comentários:

  1. Se todas as Universidade tivessem um mestre como Latuf, certamente as vidas seriam diferentes, pois os alunos sentiriam a diferença que ele faz ao mundo.Confesso, pensei duas vezes antes de colocar o relógio para despertar no feriado, mas lembrei das empolgadas aulas de prof Latuf, que trata com igualdade os alunos e brinca com a arte de ensinar!
    Da mesma forma que foi embora feliz eu tbm fui...
    SORTE minha ter um MESTRE como esse e se as aulas fossem aos domingos de manhã certamente estaria lá para assistir o MESTRE!

    ResponderExcluir
  2. Pois bem, meu Bem, se todos os alunos fossem iguais a você, que maravilha ser professor. Mas o mais interessante é que você é assim porque faz parte de um grupo maravilhoso, ao qual você imprime a marca de seu talento. Estou amealhando lembranças para a minha iminente aposentadoria e, no escaminho do meu vetusto coração, esplende a imagem de Lucas, a quem agradeço intensamente.

    ResponderExcluir