sábado, 26 de junho de 2010

MINHA FRUTA FAVORITA

No Brasil, país das frutas, eu não saberia dizer qual a minha fruta favorita, são tantas, são todas belas, são saborosíssimas. A melancia lembra-me minha infância mineira e minha primeira visita ao Líbano, onde se come muita melancia; o caqui recorda minha infância, pois, em Mariana-MG, o caqui é exuberante; a jabuticaba é Minas Gerais, onde se alugam jabuticabeiras,em que você trepa para chupar, até à exaustão, a fruta; a tangerina ( que o mineiro chama de mexerica) me inebria e de que sou capaz de comer, de uma vez, uma dúzia; a eterna e variadíssima banana: uma amiga africana comeu, aqui, uma dúzia, ao mesmo tempo, e não passou mal; o açaí, que tem o sabor místico da Amazônia; a manga, que lambuza, de cor e sabor, quem a come; a goiaba, cujos odores e sabores remetem à minha infância feliz; o kiwui, que vim a conhecer tardiamente e que me deslumbra pelo contraste de verde e marron (aquiem Saquarema, há um garoto, cujo apelido é kiwui, porque é moreníssimo com olhos verdes, verdes) ; a laranja, que é um arco-íris de néctares; a nectarina, gostosa até no nome; a cereja, cuja beleza põe mesa, sim, senhor; e a lima da Pérsia, com a mesma origem que a rosa do deserto, certa raça de gatos e Freddie Mercury, que nasceu em Zanzibar?; a acerola, que frutifica, o ano todo, no meu quintal; a carambola, com sua forma lindamente geométrica; o coco, rico em água, carne e palmas;o gostosíssimo abacate; o limão, essencial para a saúde; o cacau, riqueza morena de um país; a maçã, que veio do paraíso; a pera, tão suculenta e macia; o figo, que me faz pensar no Líbano, maior produtor, no mundo, desta fruta bíblica; a romã, cuja versão em espanhol - Granada - nomeia a cidade, em que nasceu García Lorca, e que floresceu saudosamente no quinta da casa de minha mãe, em Belo Horizonte-MG; cupuaçu, outro ícone do Norte; o pêssego, que floresce, com as rosas, em Barbacena-MG; o que dizer do hiperbólico abacaxi, paradigma do kitsch nacional? ; a fruta do conde, que é também do povo; o morango, que lembra festa e aniversário; a graviola, com seu lindo nome musical;o mamão, que é toda uma fonte de saúde; o melão, irmão-gêmeo da melancia; o caju, que riqueza, meu Deus!; o maracujá, chamado, em outras línguas, "fruta da paixão"; a uva, que me figura Baco; o jambo, tão lindo; a jaca, dinossauro das frutas. É um elenco infinito a cesta de frutas, nativas no Brasil e nele aclimatadas.Em cada estação, amo as frutas e a elas sou imensamente grato por me darem pequenas alegrias e uma infinda felicidade só em poder contemplá-las e sabê-las disponíveis.

Um comentário: