quarta-feira, 23 de junho de 2010

ÚLTIMAS PALAVRAS ESCRITAS DE SARAMAGO

Nesta sexta-feira (18), dia de sua morte, o blog traz "Pensar, pensar", uma pequena reflexão do autor sobre a sociedade atual.

- "Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma".

3 comentários:

  1. LATUFAMADO, SÓ VOCÊ COM A LUZ QUE IRRADIA PARA SEGURAR O "HOLOFOTE SARAMAGO". AXÉ. UBUNTU. MUNAY. NAMASTÊ. PAZ,LUZ,AMOR

    ResponderExcluir
  2. Amado Mestre Latuf,Saramago me fez refletir em suas longas frases, espiraladas e barrocas. Lembro-me agora do Sr.José, personagem de "Todos os Nomes", metonímia de todos os josés comuns que seguiram em busca de um sonho - o conhecimento de si próprio.
    Gostaria de dizer que, como Saramago, você me fez pensar barthesianamente. Agradeço o prazer de ter sido sua aluna. Um abraço carinhoso, Maria Cecília.

    ResponderExcluir
  3. Saramago não ensinou nada a ninguém...

    ResponderExcluir