sábado, 10 de julho de 2010

AVALIAÇÃO DA REVISTA ESPANHOLA AMALTEA SOBRE TEXTO MEU

Informe: "O mito de Tirésias revisitado: ética & estética na ótica do cinema", Latuf Isaias Mucci.
Ensaio excelentemente estruturado, numa linguagem acessível do grande público, além de abordar um tratamento pós-moderno da versão conhecida do mito, tem o mérito de estabelecer os aspectos de actualização, quer ao nível da diegese, quer ao nível da caracterização das personagens implicadas, e tudo isso sedimentado no riquíssimo diálogo estabelecido no filme entre o mito de Tirésias e outros mitos, quer de origem clássica greco-latinos, quer provenientes da tradição popular. Por outro lado, a pertinência deste ensaio ainda se justifica pela abordagem plenamente cheia de actualidade proporcionada pelos estudos inter-artes que utiliza (entre o discurso literário, o cinematográfico e o musical, inserida numa envolvência mais abrangente dos estudos culturais, em que o mito matricialmente se insere), bem como ainda pela importância de que se reveste nos nossos dias o estudo de temas incluídos na área dos “gender studies”, aqui evidenciado na vertente do ‘homoerotismo’ e da bissexualidade da figura central.

1. Amaltea es una revista de mitocrítica. Ofrece, a través de la red y de modo gratuito, un número anual y de temático sobre la recepción de los mitos antiguos, medievales y modernos en la literatura occidental contemporánea.

2. Las lenguas utilizadas son: inglés, español, francés, alemán, italiano y portugués.

3. La revista no tiene orientación crítica propia.

4. Amaltea sólo publica artículos originales. La excelencia del proceso editorial seguido en la selección de los originales garantiza la calidad de los artículos publicados.


5. La revista es editada por la Universidad Complutense de Madrid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário