domingo, 18 de julho de 2010

HINO NACIONAL

Quando assistia, "en passant", aos jogos da copa do mundo, na África do Sul, eu obervava a atitude dos jogadores durante a execução do hino nacional de seu país. Os jogadores de muitas equipes, como os da Argentina, ficavam abraçados; já jogadores de outras equipes, como no caso da brasileira, colocavam a mão no peito. Chamou-me a atenção o fato de, na seleção da Espanha, nenhum jogador ter cantado o hino, isso porque eles são catalães e não se consideram espanhóis.
Sem dúvida são marciais e beligerantes todos os hinos nacionais; soube, até, pelo Juan Arias, que, no hino holandês, se fala mal da Espanha, grande rival na era das conquistas. No entanto, quem, como eu, viveu no exterior (passei 10 anos, estudando na Itália, na Bélgica e na França) não pode deixar de sentir um frisson quando escuta o hino nacional. Poema épico parnasiano, o hino nacional brasileiro emblema o País que, imaginado à distância, provoca uma onda de saudades.

Um comentário:

  1. Está usted en un error, el problema no es como lo plantea, el himno nacional no tiene letra para cantar, es un himno exsclusivamente musical
    Muchos saludos dese espanha

    ResponderExcluir