terça-feira, 20 de outubro de 2009

LULI OSWALD, POR CONSTANÇA T.

Olá
Foi com surpresa que encontrei seu Blog comentando estórias de minha mãe...algumas verdadeiras outras nem tanto.
Vou tentar ajudar com alguns fatos:
Desde pequena sempre soubemos sobre o Rubinstein..eu tinha inclusive retrato dele com dedicatória. A mãe era o mistério que finalmente veio a tona..claro minha avó Mimma já tinha falecido e o assunto foi abordado mais abertamente.Uma princesa italiana que ficou grávida de um desconhecido pianista polones e judeu..Imagine minha avó Mimma Oswald Marchesini toda católica e sempre na Igreja se aceitaria falar sobre esse "infeliz deslize' de uma italiana nobre com um judeu.Ela que afirmava que os judeus mataram Jesus..(sem mencionar que ele era tbm) rsrsrsrrsrs
Nunca...foi atravéz de uma carta de meu avô Eduardo Marchesini que tive a certeza com todas as letras, nomes e sobrenomes.
Mais tarde um livro foi publicado sobre a vida de Rubisntein e seu nome aparece como uma das filhas pelo mundo. Existe outro lá no México. Esse livro ainda existe.
Na verdade o nome da mamãe seria Marie Luize Thereze, filha do pecado, do amor, da loucura e da paixão rápida do sr.Rubinstein.
Recebida por Henrique Oswald e entregue ao jovem casal que não conseguiam ter filhos...alí foi criada tocando piano lindamente desde mto pequena.Com apenas 5 anos de idade deu um concerto..tinha o talento do pai..diziam.
A mãe verdadeira foi bastante esquecida por muito tempo, ninguem falava dela afinal era uma familia de músicos..
Soube que tinha cabelos 1/2 ruivos, gostava de uma noitada e se casou 2 vezes sempre corretamente ou seja com outros nobres.
Mas na Italia quase todo mundo é nobre, inclusive o vovô Eduardo Marchesini..(Marquês).
Saquarema para minha mãe era uma paixão..pequenas obras tbm.
Marcia que é comentada em seu Blog, teve o acidente a caminho de lá..e devido a gravidade e sérias lesões cerebrais foi morar ali em vez de ficar internada em alguma clinica psiquiatrica. Teve liberdade, a própria casa e bicicleta para ir e vir.
Se divertiu como pode.
Realmente foi lá que mamãe faleceu.. Marcia veio ao R.J pega-la pois achava mais saudável, que ficar em um apartamento pequeno na Glória (perto do Municipal e Sala Cecilia Meireles claro..) para se recuperar de uma cirurgia a contra gosto de todos.. é..infelismente mamãe adorava uma doença..médicos, cirurgias, remédios, artigos médicos, etc. Uma pena.
Quase todos nós filhos fomos obrigados a fazer operações de ependice, amidalas, etc.
A estória do ET eu sempre brinquei sobre a carona que pegou no dia do acontecimento..pois era um amigo de meus irmãos que fumava muita maconha, mas muita e deve ter fumado dentro do carro sem ela saber o que era..O efeito com certeza alterou a percepção e "entrou na onda" do garotão vendo coisas, etc..
Porque ela seria abduzida??Os dois por horas??
Não acredito..mesmo. Confio mais no poder da maconha alí..ahhh!
Ou talvez uma fase..minha mãe passou por várias.
Desde tocar seriamente o seu piano, atravessando o mundo para Concertos à cuidar de seus cachorros Yorkshire no Alto da Boa Vista. Queria um canil e largou o piano.
Artistas são excentricos eu sei..vivi com eles e observava as loucuras tipo entrar em uma loja e comprar um carro para cada filho.Tipo..internar os filhos sendo o menor com 2 anos de idade com babá contratada na escola britanica de Teresópolis..um frio!
Tipo não me deixar entrar (proibir) em seu apartamento porque iria arruma-lo e ela adorava uma bagunça que só ela entendia.
Sim, ela amava o Japão, a Europa e o Texas.Foi anos jurada do Concurso Van Claiburn. Nos ensinou o amor a viagens, a musica classica e a linguas estrangeiras.Em casa muitas vezes conversava em frances ou italiano. Era muito agradavel como pessoa mas mãe ausente..por seu trabalho, coisas que crianças nem sempre entendem.Como pianista e concertista era o máximo; assisti no Theatro Municipal um lindo concerto com orquestra em que ela foi ovacionada em pé! foi bárbaro.
Parece que voce mora em Saquarema;acho essa terra linda mas não nos trouxe sorte. Foi aí que mamãe, Marcia e Tony faleceram..eu resisto o máximo em ir.
Obrigada por seu Blog...acho que ela ficaria muito contente em ler!
Mil desculpas pelo portugues mas foi uma das suas excentricidades, nos mudava de escola diversas vezes e em paises diferentes..claro!
Abraços

Constança T.

Com certeza..pode divulgar o que achar necessário e te divirta.
Ahh lembrei que minha verdadeira avó, mãe da mamãe se chamava Paola era tbm Viggiano, Medici e Boufremont ..não sei em que ordem e se antes ou depois dos casamentos.. a linhagem é tão complicada e longa..começam na Sicilia no ano 900 e pouco, passam pela França, Belgica, etc.
Me lembro que (escutei) largou o marido para fugir com o Rubinstein..imagina que escandalo?? Considerada uma louca por fazer isso.Ele era um Zé Ninguem..polones sem futuro..
Casada e fugindo grávida de outro?????? Pois é..e tinha que vir para o Brasil rsrsrs tantos outros locais ótimos no mundo.
Soube que no fim da vida estava vivendo com dificuldades em Paris, e trabalhou anos com Madame Grés.
Eu pessoalmente adoraria te-la conhecido..tinha coragem e determinação a avó princesa.Deve ter sofrido em deixar sua filhinha com estranhos. Parece que tentou pegar mamãe de volta e não entregaram. Um drama.
As fotos da mamãe em pequena são engraçadas pq ela alí loirissima e toda linda no meio de um casal italiano de cabelos negros. A vovó Mimma era uma "carrrasca"..
As vezes tenho vontade de pesquisar em Florença sobre a familia, conhecer uns primos, casa, etc. Na Belgica ela ia..a Chimay
( Principado) visitar seus primos.
Posso mostrar muitas fotos no Orkut ou FaceBook caso vc tenha me adicione.
Mudando de assunto..
Minas é um paraíso, costumo dizer que alí tenho sido educada.
A maneira e jeitinho que vcs falam são diferentes.
Diplomatas natos...minha fazendola fica em Bocaina de Minas, conhece? Ah e as montanhas, ar e agua???
Sem falar na delicadeza e acolhimento do povo mineiro.
Tenho um amigo que ama Saquarema..se chama Mauro Pontes, cozinha divinamente além de ser agradabilíssimo...Conhece?
Está sempre por aí..com a irmã.
Abraços
P.S: Não..nunca me divorciei na Inglaterra infelismente rsrsr e nunca tiveram o "bom tom " em me deixar viúva (aqui mesmo no Brasil..Vara de Familia) ...ahhhhhhhhhhhh eu seria uma viuva alegre! kkkk

2 comentários:

  1. Constança T. Teixeira de Freitas21 de outubro de 2009 às 20:49

    Um pouco de musica..kar wai o diretor sempre que pode dá um jeitinho de colocar essa especialmente em seus ultimos filmes..escuta!!
    http://www.youtube.com/watch?v=IFEZvoU34H8
    Delicada e sensivel como vc..

    ResponderExcluir
  2. Não sei a visão de Constança em relação à experiência de sua mãe com "ETs" está correta. No entanto, acho muita simplificação atribuir o fato à uma "carona" involuntária na maconha que teria sido fumada por um amigo dentro do carro. A história contada por Luli foi apreciada por diversos especialistas, inclusive estrangeiros, e torno-se um clássico da ufologia nacional.
    Eu, pessoalmente, prefiro acreditar que Luli estava lúcida e relatou exatamente o que viveu naquela noite e madrugada.
    Carlos Medeiros

    ResponderExcluir