quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Roseana Avellar

Blog: a medida da alma lírica



Com o avanço da tecnologia, o blog, uma espécie de diário online, invadiu o mundo virtual cotidiano.

Diferentemente da forma antiga (iniciávamos com a tradicional frase: "Meu querido diário", ouvinte que nunca criticava), o blog rompe com o autor que escreve para si mesmo. Basta ter o endereço do blog e qualquer pessoa pode ter acesso, interagindo, deixando avaliações, qualidades ou recados. Instituiu-se, hoje, como uma forma de se fazer conhecido, relatando impressões de fatos cotidianos, expondo-se, revelando segredos, numa forma de narrar, liricamente, o dia-a-dia, em forma de memórias ou de catarse.

No blog do Professor Latuff, encontramos um eterno enamoramento seu com os fatos, impressões de momentos que ficaram marcados em sua alma. Com tamanha delicadeza e sutileza, ele passa para leitores momentos simples que constroem sua vida e que têm tanto valor. Prova e reforça que a vida é feita de pequenas coisas e estas são as mais perfeitas e mais intensas.

No perfil, detalhado pelos gostos, nota-se que ele vai de um extremo ao outro (Canto gregoriano, Mozart, bolero, tango – me faz lembrar a casa de show “Señor Tango”, em Buenos Aires -, Chico Buarque, Jobim) e se centra em Saquarema, refúgio de um (poeta? filósofo?) Mestre.

Protágoras, contemporâneo de Sócrates, dizia que “o homem é a medida de todas as coisas”. Ser a medida ou tê-la é muito difícil e seu blog mostra que para alcançar a verdadeira medida basta somente um toque de simplicidade e generosidade para termos um delicioso casadinho e não um brigadeiro.



Roseana Avellar

26/09/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário