segunda-feira, 13 de abril de 2009

MEU SÃO LONGUINHO

De há muito cultivo uma grande devoção a São Longuinho que, segundo a tradição, é o protetor das coisas perdidas. Assim, a cada vez que eu perdia algo, rezava: "São Longuinho, São Longuinho, se eu achar dou três pulinhos!" Com efeito, eu sempre cumpria a promessa, acrescentando três gritinhos de "Viva São Longuinho!". Contando em sala de aula sobre essa minha idiossincrasia, ouvi de uma aluna que São Longuinho existia e que era um frade franciscano; para provar o fato, deu-me uma imagem do santo protetor que, desde então, faz parte de meu altar particular, onde figuram um belíssimo Crucifixo barroco, Buda, La Pietà, Iemanjá e Santa Terezinha. Quando recupero algo perdido, lá vou eu pular e cantar face a meu santo, que já considero minha memória. Recentemente, perdi um "pen drive" que, além de caríssimo, porque tem 16 gb, contém meus cursos. Rezei a São Longuinho, prometi-lhe meus gritos e pulos, mas nada de o aparelhinho aparecer. Ia ficando decepcionado, quando verifiquei que, no meu altar, houvera sumido a minha imagem milagrosa. Rezei, então, duplamente a São Longuinho: para que ele reaparecesse e me trouxesse o importante aparelho. Num passe de milagre, achei a imagem e, fuxicando minha mochila com 1001 repartições, encontrei o tal "pen drive", que virou ex-voto de minha infantil devoção.

Um comentário:

  1. Você rezou em Salta, cidade argentina barroca, para que Sao Longuinho nos ajudasse a encontrar meu travesso filho Pablito. Salve Sao Longuinho, salve a fé. Beijos. Geruza.

    ResponderExcluir