sexta-feira, 24 de abril de 2009

THAT'S ALL

Finalmente, assisti, ontem, ao filme "The Devil wears Prada" ("O Diabo veste Prada"), de 2006, do diretor David Frankel, com Meryll Streep e Anne Hathaway. Baseado no romance homônimo de Lauren Weisberger,"bestseller" de 2003, o filme me divertiu muito, porque é uma comédia que tem lances dramáticos, mostrando a tensão imensa do mundo da moda, que, arrogante, promove uma guerra de nervos e de egos, protagonizada pela megera Miranda (este nome tem uma tradução belíssima, que só corresponde à atuação magnífica da consagrada atriz de Hollywood: "Aquela que dever ser admirada"; no caso vertente, a editora de moda da célebre revista "Runway", simulacro da famosíssima "Vogue", embora incensada pela imprensa, é temida). Seu poder é tanto e sua prepotência é tamanha, que seu discurso sempre termina com este refrão: "That's all", que poderia traduzir-se por "C'est fini" ou "Tenho dito". Assistindo, com sorrisos, à película, pensei muito no Prof. Luiz Gasparelli, que trabalha, em sua tese de doutorado, sobre a questão da moda. O que mais gostei foi ter revisto Paris, última cidade européia em que morei e que visitei inúmeras vezes. "Paris est une fête!", exclamou o estadunidense Ernest Hemingway (1899-1961); outra estadunidense, a poeta Gertrud Stein (1874-1946) também celebrou Paris, com uma frase, dita no discurso do filme: "A América é meu país, mas Paris é minha cidade natal". Parafraseo ambos os escritores e digo: Saquarema é Latufesta; Saquarema é minha Paris e minha cidade carnal. Falei! Ou melhor: "That's all!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário