domingo, 23 de maio de 2010

FERNANDO FIORESE, POETA-ANFITRIÃO

Pela primeira vez, este ano, fui a Minas. Minas Gerais me falta: é uma lacuna na parede da memória. Fui a Juiz-de-Fora participar, a convite do Prof. Dr. Fernando Fiorese, de banca de mestrado, em que Frederico Spada Silva apresentava seu projeto de pesquisa da poesia de Hilda Hilst. Era um convite irrecusável, porque o anfitrião, além de ser excelente poeta, é meu colega de grupo de pesquisa sobre estéticas de fim-de-século. Teria eu a oportunidade de voltar a Minas, cuja paisagem me inspira. Já é belíssima a viagem Rio-Juiz-de-Fora, por conta da cadeia de montanhas de Petrópolis e das montanhas mineiras. Sabe acolher o povo mineiro. O presidente da banca mimou-me, levando-me para almoçar e para jantar: come-se muito, quase demais, em Minas Gerais. Ouvir bem de pertinho o cantante sotaque mineiro me faz muito bem, até porque me remete à minha remota infância, passada entre barrocas montanhas. Meu anjo-guardião, em Juiz-de-Fora, foi o próprio candidato a título de mestre: ele me recebeu na rodoviária e me conduziu à UFJF, bem como aos restaurantes. Exímio leitor de poesia, Frederico revelou-se um cavalheiro das montanhas. Fiquei impressionado com o número de jovens, que circulam naquela mineira cidade e a razão é que, com seus 500 mil habitantes, Juiz-de-Fora erigi-se, com suas 10 universidades, entre as quais uma Universidade Federal, uma cidade universitária. Com seu friozinho de altas altitudes, a cidade me acolheu e lá volto quinta-feira próxima a fim de palestrar em congresso internacional. Minas Gerais é, definitivamente, uma mina de cultura e cortesia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário